Herculano resolveu ascender um cigarro. Olhou sobre a mesa cheia de objetos espalhados e viu o seu maço. Um Minister, unique, king size, marque of excelence, distinction and quality. Herculano havia visto muitos desse quando era criança, viu muitos adultos como ele é agora ascendendo esse mesmo cigarro. Lembrou-se de vê-los fumando. Na época Herculano ainda não sabia que gosto um cigarro tinha, só sentia o cheiro, sentia a fumaça que as vezes ardia em seus olhos que mesmo assim conseguiam ver os adultos que conversavam uns com os outros parecerem tanto mais pensativos quanto falantes enquanto fumavam.
Herculano então procurou pelo isqueiro. Não viu. Pensou numa caixa de fósforos, ele não tinha nenhuma. Ritualmente, Herculano havia organizado suas ações uma por uma. Limpou a casa, foi ao supermercado pois faltava algo pra preparar a comida. Voltou pra casa e sentou-se sozinho durante a refeição pois era quase três horas da tarde e todos que moravam com ele já haviam estado ...
Sobre a liberdade de expressão: Nada do que sei é meu, nem mesmo as lembranças que guardo em minha mente e coração. Isso pra mim é algo tão certo, como estou certo de que vou parar de pensar logo que meu coração parar de bater. Mesmo assim, posso fazer uso do que eu bem entender que possa pra mim trazer algum prazer ou alívio de viver.