Pular para o conteúdo principal

O Relógio de Deus


Tive a sensação de que o tempo havia parado. O sol teimava em não querer esconder-se além do horizonte e a noite que eu tanto esperava não vinha. Sei que comecei a esperar um pouco mais pela noite justamente pela sua demora em chegar. Ah, eu que tenho tanta coisa pra fazer, resolvi não fazer nada só pra esperar pela noite. Justamente por que ela não queria vir hoje. Então as horas foram passando e eu continuei a contemplar o céu cinzento e chuvoso e a luz desse dia que resolveu como se tivesse vontade própria se alongar um pouco mais. Quem é que determina esse dia? Quem esse pensa que é pra achar que pode torná-lo mais longo do que os outros dias? E não falo que é mais longo só por causa de alguns poucos minutos, estou falando de horas, que se estendem no relógio como se o ponteiro exitasse um segundo a mais pra mudar para o próximo segundo além do segundo que lhe foi dado o direito e o tempo de ser o que sabemos que é segundo. Se hoje há relógios digitais precisos, um dia talvez com o passar do tempo pode ser que as crianças cresçam e nem saibam que um dia houveram relógios de corda, marcando o tempo através dos ponteiros, mas que isso só veio a acontecer bem depois do início do movimento de rotação e translação da terra e que esta girando em volta do sol talvez também não passasse de um ponteiro de um relógio que inspirou a criação de todos os outros relógios que desde então foram criados. Mas se este movimento da terra é mesmo como o de um relógio, seria um relógio pra quem saber das horas? Pra Deus? Por que Deus precisaria ficar olhando o seu relógio com ponteiro monstruoso em tamanho se ele mesmo teria criado tudo isso em apenas seis dias e teria descansado no sétimo dia? Se é assim, talvez o seu sétimo dia talvez nunca tenha terminado como um castigo que Deus deu a si mesmo por pura inexperiência de ser Deus e pela sua ingenuidade, pois como era um Deus novo ainda não sabia que pra ter feito tudo isso sozinho teria todo o tempo do mundo. Então Deus fez tudo rápido demais e depois teve a eternidade inteira de um sétimo dia que até hoje ainda não terminou. Talvez por isso também, as vezes Deus entediado com a falta do que fazer e tentando aliviar o seu castigo, põe o seu dedo no ponteiro do relógio-mundo que é pra adiantar o tempo ou para vê-lo parar de vez. E agora, justamente por isso, justamente por que Deus resolveu mexer no seu relógio, o meu dia não termina.
Hoje é sábado, o sétimo dia da semana e eu que não sou Deus tive que trabalhar. É possível que isso não dependa do fato de eu ser ou não Deus, pois segundo me disseram ele teria nos dado também o livre arbítrio e isso me permite admitir que eu trabalhei por que quis ou por que não tive uma escolha melhor a fazer. E é tão inexplicável essa coisa de se ter livre arbítrio. Tudo cabe a nós a partir disso e toda consequência acompanha esse poder de escolha de um modo não menos poderoso. Sendo assim, agora que já não estou mais no trabalho, agora que já cumpri aquilo que a minha própria escolha me exigiu e não tenho mais nada que eu seja obrigado a fazer eu vou ficar aqui só esperando o sol ir embora pra que finalmente possa anoitecer. Bem sei que poderia fazer tantas outras coisas, sei que há inúmeras coisas mais belas de ser ver do que este céu cinzento que é igual a tantos outros céus de dias de chuva como esse. Mas é que quando eu percebi que a noite não vinha isso começou a me preocupar, então pra esperar por ela, me sentei numa cadeira na calçada na frente de um bar que durante a noite oferece a melhor das vistas do luar. Não, o bar não oferece o luar, quem oferece o luar é Deus, o bar só oferece bebidas que eu só bebo se eu quiser. Assim como só olho pro céu e pra lua se eu também quiser olhar. Mas pode ser que por causa da vontade e do dedo de Deus o céu continue nublado e cinzento e que por essa razão mesmo com minha vontade que é menor que a dele, eu não veja nada de luar.
É, as horas vão passando, passando, e eu não faço nada do que podia fazer pra que percebesse isso acontecendo de verdade. Fico aqui como Deus somente olhando de longe o seu relógio cósmico funcionando. Se eu me levantasse e procurasse algo realmente vivo e útil pra me envolver eu nem iria notar que a noite está atrasada, iria me distrair tanto do tempo que iria parecer que esse nem existe mais. Quantas vezes já pude comprovar que as melhores horas são aquelas que dão a impressão de passarem mais depressa, enquanto as horas mais terríveis se estendem pelo dobro das horas. E este momento de agora se estende muito mas este momento não é bom e nem ruim, é só um momento neutro. Por que então que inversamente ele se estende e quebra uma regra que eu já tinha aprendido sobre o tempo? Por que a noite não vem logo e me convence do tempo que eu estou aqui perdendo? Posso ir agora mesmo dizer a uma pessoa o quanto a amo ou a odeio. Posso ir com as crianças andar de bicicleta. Posso contar a alguém minhas piadas mal contadas. Posso abraçar ou beijar alguém. Posso fazer tanta coisa. Eu sou Deus de minha vida com as coisas todas que posso. Mas se sinto isso porque não sou capaz de agir? Por que simplesmente não faço como Deus que usando o seus dedos mágicos interfere no seu relógio pra que este não funcione tão rigorosamente? Desregulando tudo. Quebrando as regras. Parando e acelerando o tempo. É, acho que Deus faz tudo isso por tédio. E eu acho que as vezes não faço nada pelo mesmo motivo. Se essa noite ao menos chegasse logo, eu estaria muito mais calmo agora, e mais do que isso tudo, acharia que esse negócio de pensar que o movimento entre a terra e o sol são o relógio de Deus poderia ser uma grande bobagem. Ah meu Deus, já quiseram queimar um homem vivo na fogueira por ele ter afirmado que a terra girava em torno do sol, aí este teve então que voltar atrás e dizer que estava errado, que havia se enganado. Ainda bem que teve tempo pra tanto, pois mesmo sabendo que nunca esteve errado, aceitou ser taxado de louco pra poder continuar vivo. Se soubessem todas as vezes que eu aqui já me referi a Deus e como naquela época a igreja assim fosse a única dona da verdade, com certeza assim como ele, também iriam me querer queimado vivo. Mas se Deus é mesmo o que todos já disseram de Deus, independente do sol, do céu, da terra e menos ainda do homem do homem, Deus com toda certeza deve ter mesmo um tempo que não cabe neste mundo. E pode ser que ele esteja cansado de ter tanto tempo. E pode até ser uma grande bobagem também esse negócio que eu mencionei sobre castigo. É, eu de quase nada sei. Mas acredito que mesmo apesar de parecer que as vezes o tempo pára, ainda assim tenho que reconhecer que não tenho todo o tempo do mundo. E acho que descobrir um dia que eu não soube aproveitar melhor o meu tempo pode ser então que se torne o meu único e trágico destino.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lúcido é quem sente

Sentir é criar. Sentir é pensar sem ideias, e por isso sentir é compreender, visto que o Universo não tem ideias. - Mas o que é sentir? Ter opiniões é não sentir. Todas as nossas opiniões são dos outros. Pensar é querer transmitir aos outros aquilo que se julga que se sente. Só o que se pensa é que se pode comunicar aos outros. O que se sente não se pode comunicar. Só se pode comunicar o valor do que se sente. Só se pode fazer sentir o que se sente. Não que o leitor sinta a pena comum [?]. Basta que sinta da mesma maneira. O sentimento abre as portas da prisão com que o pensamento fecha a alma. A lucidez só deve chegar ao limiar da alma. Nas próprias antecâmaras é proibido ser explícito. Sentir é compreender. Pensar é errar. Compreender o que outra pessoa pensa é discordar dela. Compreender o que outra pessoa sente é ser ela. Ser outra pessoa é de uma grande utilidade metafísica. Deus é toda a gente. Ver, ouvir, cheirar, gostar, palpar - são os únicos mandamentos da lei de De

Sobrevida

Gosto de olhar pro céu e esquecer da terra Esquecer da maldade, da falta de amizade Fazer as coisas sem motivo e ter raros momentos pra pensar Lembrar dos amigos e rir das boas lembranças Das mágoas não chorar ter força e não mudar O meu caminho eu sigo minha imagem eu faço só não posso esperar mais Eu vou embora, quero ter coragem Pra isso e algo mais Quero ter coragem Quero ter coragem e nada mais